Programa Eco-Escolas

“Caro Mundo,
Tem sido um ano difícil: na América do Norte, petróleo se derramando no Golfo do México; na Ásia, algumas das mais altas temperaturas alguma vez registradas; no Ártico, o mais rápido derretimento de gelo oceânico alguma vez visto; na América Latina, uma quantidade recorde de chuvas vem fazendo derrocar encostas inteiras.
Por isso vamos fazer uma festa.
Marque 10/10/10 no seu calendário. É essa a data. O lugar é onde quer que você viva. E a ideia é fazer alguma coisa que ajude a dar resposta ao problema do aquecimento global na sua cidade ou comunidade.” (...)

In http://www.350.org/pt/24-de-outubro-um-apelo-acco

Participação de Eco-Escolas no 10/10/10

  • 10.10.10 - Momento de acção++

    EB1/JI da Póvoa de Lanhoso. Póvoa de Lanhoso | 8 Outubro 2010 - 9:00am

    Somos uma Escola: uma Eco-Escola.
    Assim sendo, pretendemos que a nossa participação nesta iniciativa tenha dois momentos que simbolizam também dois momentos de arranque do projecto Eco-escolas no ano lectivo 2010/2011.

    No dia 4 de Outubro, segunda-feira, realiza-se uma reunião entre o Coordenador da EB1/JI da Póvoa de Lanhoso e um grupo de alunos do 1º Ciclo, para lançar o programa e fazer o levantamento dos problemas ambientais da escola.

    No dia 8 de Outubro, sexta-feira, cada aluno do Jardim de Infância levará um pequeno vaso para a escola, para depois encontrar um padrinho e uma madrinha para a plantinha e cuidar dela com todo o carinho... mais do que grandes acções, pretendemos que este dia 10.10.10 seja o arranque de todo um processo!

    Website do evento: http://eb1jiplanhoso.blogspot.com

    Saber mais: http://www.350.org/pt/101010-momento-de-ac-o
  • 10:10:10 Acção Ambiental na Escola - Mãos à Obra!++

    Eco-Escola EB 1 De Vila Nova De São Bento - Serpa V. Vila Nova de São Bento | 8 Outubro 2010 - 9:00am - 12:00pm

    Durante a semana de 4 a 8 de Outubro, a escola estará envolvida em acções de divulgação do projecto 10:10:10, promovendo acções como:

    - troca de manuais escolares, em parceria com a Biblioteca Escolar
    - menús saudáveis, com o mínimo de embalagens, no bar da Escola
    - promoção da deslocação para a escola em bicicleta para os alunos não transportados
    - campanha de poupança de água e electricidade
    - projecção do filme "The Story of Bottled Water"
    - promoção de hábitos de troca de livros, DVDs, em turma

    O nosso objectivo é que a maior parte destas actividades continuem para além desta semana.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/101010-ac-o-ambiental-na-escola-m-os-obra
  • 10 TURMAS/10 COMPROMISSOS/10 SEMANAS++

    Escola Báica de Távora. Arcos de Valdevez | 8 Outubro 2010 - 10:30am - 11:00am

    Esta actividade consiste no seguinte:
    - As 10 turmas do 2º e 3ºciclos (5ºA/B; 6ºA/B; 7ºA/B; 8º/B; 9ºA/B) elaboram um compromisso de honra onde irá constar 10 atitudes ecológicas que contribuam para a diminuição das Alterações Climáticas a serem colocadas em prática, na escola, ao longo de 10 semanas.
    - O compromisso de honra de cada turma deve ser redigido numa folha A4, identificando a turma e com o título 10 TURMAS/10 COMPROMISSOS/10 SEMANAS.
    - Este compromisso de honra, será elaborado em Formação Cívica.
    - No dia 8 de Outubro, às 10:30h, no recinto exterior da escola, será hasteada a Bandeira Verde e cada delegado de turma irá ler o respectivo compromisso que, posteriormente será afixado num placar, no hall de entrada da escola.

    Organizador do evento: A Escola Básica de Távora está, desde 2006, empenhada no desenvolvimento de uma política ambiental que tem motivado e envolvido toda a comunidade educativa. Este programa tem permitido uma consciencialização e sensibilização relativamente aos problemas ambientais que nos afectam, procurando o contributo de todos para a sua resolução. A página da escola tem o seguinte endereço www.escoladetavora.org.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/10-turmas10-compromissos10-semanas
  • 350-RRRAmora+

    Escola S/3 de Amora | 8 Outubro 2010 - 10:30am - 4:30pm

    Os alunos irão "escrever" o número 350 no relvado do Parque do Serrado, envergando t´-shirts brancas. Simultaneamente serão distribuidos marcadores de livros com frases que explicam o que podemos fazer para diminuir as emissões de CO2. Será explicado aos transeuntes a importância de mudar os seus comportamentos diários, se ainda queremos salvar o planeta. Na Escola será projectado um filme sobre as alterações climáticas.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/23233
  • A cor de 2010 é ... Verde!!!+

    Escola Secundária Júlio Dantas. Lagos | 8 Outubro 2010 - 8:25am - 6:15pm

    Durante o dia 8 de Outubro a equipa do Eco-Escolas, da Escola Secundária Júlio Dantas, irá espalhar pelo recinto escolar resíduos eléctricos e electrónicos sensibilizando toda a comunidade para as consequências climatéricas que podem advir caso não sejam devidamente reciclados.
    A ação em si será mobilizar os professores, os alunos, os funcionários e as pessoas locais a trazerem uma peça de vestuário Verde para a Escola ou para a Cidade, criando assim uma Mancha Humana Verde consciente da necessidade de:
    - poupança da água, gás e luz;
    - eficiência energética;
    - reciclagem doméstica;
    - aproveitamento da energia solar;
    - voluntariado na limpeza da mata;
    - Caminhadas pela natureza e redescobrir a flora.

    Quanto mais Verde for a Tua Cidade... melhor respirarás... mais viverás... qualidade de Vida Terás!!!

    Sensibilização de toda a comunidade escolar para o dia 10/10/2010 e de que maneira as pessoas podem, no seu dia-a-dia, contribuir para que a sua cidade seja mais verde.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/23394
  • AmbiMinde10/10/10+

    Escola EB 2,3 de Minde. Minde | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Os alunos e professores da Escola EB 2,3 de Minde vão celebrar o dia 10/10/2010 a 6 de Outubro, durante o qual vão procurar sensibilizar a população local para a necessidade de protegermos o ambiente, através das seguintes acções:
    - neste dia convidamos toda a comunidade escolar a trazer uma peça de roupa verde vestida, a fim de estarmos em sintonia com a Natureza, dado que a localização da nossa escola, se integra na área geográfica do parque Natural da Serra d' Aire e Candeeiros.
    - durante a tarde, os alunos e professores que fazem parte do Clube do Ambiente e Programa Eco-Escolas vão fazer um passeio/caminhada por alguns locais da vila, para dar conta do estado de limpeza e/ou dos problemas locais ao nível do ambiente. Esta acção será alvo de uma reportagem audiovisual a realizar pela equipa. Oportunamente, os resultados serão dados a conhecer à comunidade.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/ambiminde101010
  • Autoclantes com frases alusivas ao uso eficiente de energia e água; percurso de orientação com o 1ºciclo e 2º ciclo e recolha do lixo ao longo do percurso+

    Escola E.B 2,3 ciclos Dom Paio Peres Correia. Tavira | 11 Outubro 2010 - 9:00am - 11:00pm

    Elaboração de frases com Autocolantes alusivas AO USO Eficiente de Energia e Água , Feitos das Turmas Pelos Alunos do 8 º Ano escolar e distribuidos à COMUNIDADE .
    No Percurso de Orientação EXISTE UM Grupo de Alunos Que vai apanhar o Lixo Que se Encontra AO Longo do Percurso, na Cidade de Tavira.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/autoclantes-com-frases-alusivas-ao-uso-eficiente-de-energia-e-gua-percurso-de-orienta-o-com-o-1
  • Banco de Recolha de Livros / Manuais escolares e vestuário+

    Eco-escola EB 2,3 de Sabóia. Sabóia | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    No dia 7 de Outubro de 2010, na Eb 2,3 de Sabóia foi inaugurado um banco de recolha de livros/manuais escolares e vestuário que irá funcionar todas as quintas-feiras entre as 12h00 e as 13h45 na sala de convívio dos alunos, até às férias de Natal. Por um lado, a intenção é recolher livros para colaborar no Projecto de solidariedade "Ajuda-me a sorrir mãe", que se destina a ajudar as crianças de Moçambique. Por outro lado, no caso dos manuais escolares, aqueles que ainda estejam a ser adoptados na escola servirão para criar um banco de empréstimo aos alunos da escola. Relativamente ao vestuário, a intenção é encaminhá-lo para entidades de solidariedade social locais para que o mesmo seja distribuído por famílias carenciadas da região.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/banco-de-recolha-de-livros-manuais-escolares-e-vestu-rio
  • Bio-Escola+

    Externato Infante D. Henrique | 10 Outubro 2010 - 9:30am - 4:00pm

    Caminhada pela região para recolha de bolotas de carvalhos;
    Sementeira das bolotas recolhidas com o objectivo de, em Março, proceder à sua plantação no Parque do Gerês;
    Colcoação de ninhos em algumas das árvores da escola;
    Colocação de plantas identificativas em algumas das espécies vegetais existentes na escola;
    Feira de produtos biológicos;
    Lanche-convívo com produtos de origem biológica (chá, café, biscoitos, bolos, e fruta)

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/24586
  • Campanha de Troca de Lâmpadas+

    Eco-Escola Escola Básica Escultor Francisco dos Santos-Fitares. Sintra | 8 Outubro 2010 - 8:30am - 6:30pm

    Nos dias 7 e 8 de Outubro, a nossa escola irá promover uma campanha de TROCA DE LÂMPADAS.
    Assim os elementos da comunidade escolar devem dirigir-se ao átrio principal da escola, entre as 8h.30m e as 18h.30m, e na entrega de uma lâmpada incandescente levam para casa três lâmpadas economizadoras.
    A campanha de troca de lâmpadas constitui mais uma forma da escola envolver os alunos e a comunidade na defesa do nosso planeta.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/campanha-de-troca-de-l-mpadas
  • Cantinho Verde/ Acção de divulgação e sensibilização para o dia 10:10:10+

    Eco- Escolas Agrupamento de Escolas Entre Coura e Minho. Caminha | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Reciclagem de Manuais escolares ( ao longo do ano lectivo)

    Divulgação e sensibilização para o dia 10:10:10 através de cartazes na escola

    Saber mais: http://www.350.org/pt/cantinho-verde-ac-o-de-divulga-o-e-sensibiliza-o-para-o-dia-101010
  • Compostagem de folhas secas+

    EB1/PE Galeão. Funchal | 8 Outubro 2010 - 11:00am - 12:00pm

    Com a colaboração de toda a comunidade educativa proceder-se-á à recolha de folhas secas que serão utilizadas na compostagem.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/22913
  • Compostagem de restos da cantina e de resíduos vegetais dos jardins da escola.+

    Escola EB 2,3 de Amarante. | 8 Outubro 2010 - 12:00am - 1:30pm

    Um grupo de alunos vai iniciar a recolha de restos de comida da cantina da escola sensibilizando os funcionários para a necessidade de efectuarem uma separação de resíduos que possibilite a recolha selectiva.
    Um outro grupo de alunos efectuará uma recolha de resíduos vegetais (principalmente folhas) provenientes das plantas existentes nos jardins e rampas da escola.
    Todos estes resíduos serão encaminhados para os compostores localizados no espaço Horta Pedagógica para posteriormente serem utilizados como abudo biológico.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/23988
  • Condução sutentável+

    Escola EB1 C/PE de São Vicente | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Alertar a população para uma condução mais sustentável através da elaboração de uma maquete com as artérias da cila onde poderão andar de bicicleta.

    Distribuição de um panfleto informativo pela comunidade.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/condu-o-sutentavel
  • Cordão Humano pelo Ambiente+

    Instituto Educativo do Juncal. Juncal | 8 Outubro 2010 - 10:10am - 10:55am

    -Cordão Humano à volta da escola
    -Passar um globo de mão em mão pelos alunos que constituem o cordão humano
    -Passar a Bandeira Eco-Escola de mão em mão pelos alunos que constituem o cordão humano
    -Hastear a bandeira eco-escola depois de passar pelos alunos que constituem o cordão humano
    -Mural - cada aluno pode deixar uma mensagem por baixo da pergunta: "O que estás disposto a fazer pelo teu ambiente?" num muro revestido por papel.
    -Elaboração de "bandeirinhas" - os alunos podem escrever numa bandeirinha a resposta à pergunta acima referida para depois colocar/espetar no jardim da escola.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/23387
  • Dez minutos e a diferença que faz!+

    Mafra | 8 Outubro 2010 - 9:00am - 5:30pm

    Projecção, ao longo do dia, na sala de convívio dos alunos, de animações e curtas metragens de 10min, no âmbito das Alterações Climáticas.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/dez-minutos-e-diferen-que-faz
  • Dia Verde+

    Eco-Escola EB1/PE Covão. Câmara de Lobos | 11 Outubro 2010 - 1:00pm - 6:00pm

    * Iniciação do sistema de compostagem da escola;
    * Criação de uma Brigada Verde, grupo de crianças que colaboram na limpeza e manutenção dos recreios;
    * Preparação e manutenção da horta;
    * Criação de recipientes para recolha de aparas nas salas de aula, para posteriormente serem reutilizadas nos trabalhos de Expressão Plástica e no compostor.
    As actividades aqui descritas, terão o seu início no dia 11 de Outubro e decorrerão ao longo do ano lectivo.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/dia-verde
  • Dina Dias+

    EB1/JI Serras Das Minas Nº 1. Sintra | 8 Outubro 2010 - 8:00am - 6:00pm

    Levantamento dos materiais escolares utilizados pelos alunos, de forma excessiva e que danificam o ambiente quando usados ou deitados fora.
    Os alunos começam por realizar uma estimativa em relação aos materiais escolares que utilizam no 1º Período, canetas, lápis, borrachas, afias, cadernos.....
    Ao longo dos meses de Outubro, Novembro e Dezembro registam os materiais que deitam fora e que acabam por ser substituídos.
    Pretende-se constatar que poderíamos utilizar menos materiais e muitos destes, mais amigos do ambiente.
    No final do 1º período, será eleita a sala de aula mais amiga do ambiente, ou seja a que consegue desperdiçar menos material e a que utiliza materiais mais recicláveis.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/dina-dias
  • EB1/PE da Ribeira Brava+

    Escola 1º Ciclo Ribeira Brava. Madeira | 8 Outubro 2010 - 3:00am - 6:00am

    As turmas de 4º ano, adoptaram um local público, durante este ano lectivo, com a finalidade de melhorar a sua qualidade ambiental. Deste modo desenvolverão uma campanha de limpeza na foz da ribeira da Ribeira Brava uma vez que esta é o habitat de um largobando de patos.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/eb1pe-da-ribeira-brava
  • Eco-Escolas em Acção+

    Eco-Escola Básica 2,3 De Maxial | 10 Outubro 2010 - 10:00am

    - Manutenção de uma horta biológica;
    - Preparação e manutenção de um canteiro;
    - Recolha de latas pela comunidade local;
    - Recolha e separação de resíduos.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/eco-escolas-em-ac-o
  • ECO-ESCOLA EB1/ PE do Campo de Baixo - 10:10:10+

    EECO-ESCOLA EB1/ PE do Campo de Baixo. Porto Santo | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Todos os docentes e alunos estão a colaborar na elaboração de uma faixa com a inscrição "10:10:10".

    Esta faixa será colocada num local bem visivel para que possa ser vista por quem passa.

    Na semana seguinte serão distribuidos, a toda a comunidade, marcadores de livros com algumas dicas amigas do ambiente.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/eco-escola-eb1-pe-do-campo-de-baixo-101010
  • Eco-Escola Vidigueira - 10:10:10 - Plantas & Aromas+

    Escola EBI/JI Frei António das Chagas. Vidigueira | 8 Outubro 2010 - 9:00am - 6:00pm

    Reactivação de canteiro de plantas aromáticas.
    Iniciação e divulgação ao processo de compostagem na escola.
    Articulação entre as matérias curriculares de Ciências, Actividades extra-curriculares de Educação Ambiental, Área de projecto e apoio da Biblioteca, no âmbito do programa Eco-Escolas.

    Website do evento: http://ecoescolavidigueira.blogspot.com/

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/22708
  • Eco-Espantalhos actuam...+

    Eco-Escolas - Agrupamento de Escolas São Roque e Nogueira do Cravo. São joão da Madeira | 11 Outubro 2010 - 12:00pm

    A escola irá consciencializar a comunidade envolvente para a necessidade de adopção de boas práticas ambientais no dia-a-dia e para a importância da mudança de comportamentos e atitudes, em prol de um desenvolvimento sustentável. Através de uma exposição de EcoEspantalhos elaborados pelos alunos de todo o Agrupamento, desde o pré-escolar, 1º,2º e 3º Ciclos.
    Nesse espaço será dinamizado um atelier, pelos alunos da escola, sensibilizando a comunidade para a problemática ambiental, fazendo uma abordagem à temática dos resíduos.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/eco-espantalhos-actuam
  • Eco-Livros+

    Colégio do Marítimo. Ilha da Madeira | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Propôr aos alunos que tragam para a escola livros usados, ou seja, em segunda mão para que se possa criar na Biblioteca da Escola um espaço Verde composto por esses livros e que mais tarde possam ser usados pelos alunos do Colégio.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/22598
  • Escola de Nossa Senhora da Conceição - Eco-Escola Activa+

    Escola de Nossa Senhora da Conceição - Externato. Porto Santo

    Os alunos da Escola de Nossa Senhora da Conceição criarão pequenos panfletos com caixas de cereais, e de acordo com os seguintes temas: água, energia, resíduos, mar, e biodiversidade. Estes temas foram os escolhidos para trabalhar este ano no Programa Eco-Escola. Os alunos trabalharão frases/rimas sobre cada tema para introduzir no panfleto. Após a realização destes pequenos panfletos com o formato de um símbolo relacionado com o tema e as suas respectivas frases, os alunos deslocar-se-ão fora da escola para sensibilizarem a população local para os cuidados a ter relativamente a estes nossos bens naturais.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/escola-de-nossa-senhora-da-concei-o-eco-escola-activa
  • Escola Florida+

    Cernache do Bonjardim | 8 Outubro 2010 - 9:15am - 12:15pm

    Pretendemos embelezar os espaços exteriores da nossa escola. Cada aluno irá plantar nesse dia um narciso nos espaços exteriores da nossa escola.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/23391
  • Escola verde+

    Colégio João de Barros. Meirinhas | 8 Outubro 2010 - 8:30am - 5:30pm

    No dia 08/10/10 todas as turmas do Colégio João de Barros trouxeram uma planta para colocar em todas as salas de aula. O objectivo é que todas as salas de aula tenham uma planta e que cada turma fique responsável pelo tratamento da sua planta. Com esta iniciativa tornar-se-á a escola mais verde e, ao mesmo tempo, aumentar-se-á a consciência dos alunos em relação à necessidade de preservar as nossas árvores e as nossas florestas.

    Organizador do evento: http://www.colegio-j-barros.com/contactos.asp

    Saber mais: http://www.350.org/pt/escola-verde
  • Esquadrão Verde em acção+

    Escola EB-1/Jardim de Infância Veiga Ferreira. Odivelas | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Na nossa escola preparamos diversas acções para assinalar este dia:
    - hasteamos a nossa Bandeira Verde - Eco Escolas;
    - fizemos uma foto reportagem dos espaços verdes da escola;
    - preperamos o Eco-Placard para este ano lectivo onde deixamos mensagens para todos sobre o dia 10-10-10.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/esquadr-o-verde-em-ac-o
  • Exposição de trabalhos/ sensibilização e divulgação de informações+

    Escola E.B 2,3 Padre João Coelho Cabanita. Loulé | 8 Outubro 2010 - 10:10am

    Elaboração de um painel com uma árvore, composta por vegetação dos espaços verdes da escola e do lixo que os alunos encontraram no recreio. Este painel pretente chamar a atenção para as nossas acções e para os eventos do dia 10-10-10.

    Divulgação da acção global 10-10-10 e das acções a nível local (Faro).

    Exposição em sítios estratégios da escola ( bufet, cantina, espaços comuns, sala de professores,secretaria, biblioteca, computadores, inpressoras....) de frases que nos interpelam e que nos fazem reflectir sobre as nossas acções diárias e que pretendem fazer modificar os nossos comporamentos face à natureza, ao ambiente ao planeta...

    Saber mais: http://www.350.org/pt/exposi-o-de-trabalhos-sensibiliza-o-e-divulga-o-de-informa-es
  • Feira de Produtos Biológicos+

    Escola de Ferreiros. Vila Real | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    No recreio da Escola irão estar à venda produtos horticulas da horta biológica trabalhada pelas crianças durante o ano lectivo, a toda a comunidade. Também estarão à venda compotas confeccionadas pelas crianças com a ajuda dos Encarregados de Educação nas salas de aula. Ao mesmo tempo haverá uma banca de prova destas compotas com tostas para os participantes. Pretendemos com esta actividade sensibilizar não só as crianças para a preservação da natureza e do ambiente mas também promover uma alimentação saudável.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/feira-de-produtos-biol-gicos
  • Getting 350+

    EB 2,3 Penafiel Nº2. Penafiel | 8 Outubro 2010 - 10:30am - 5:00pm

    The participants will gather on 8/10/10 in a flash mob by the time 16:30H in the EB 2,3 Penafiel N2 game field.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/getting-350
  • GreenTeam-AQUAPOLIS+

    Escola E.B. 2,3 D. Miguel de Almeida. Abrantes | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    No dia 7 de Outubro, duas turmas da escola E.B.2,3-D.MIGUEL DE ALMEIDA, de Abrantes, vão participar no evento "Global Day of Doing-10:10 Portugal", a maior acção ambiental a nível mundial, no âmbito do programa Eco-Escolas, que tem como principal objectivo promover acções que contribuam para a educação ambiental e cidadania.

    Os alunos, acompanhados pelos respectivos professores e com a colaboração da Câmara Municipal de Abrantes, vão encetar uma acção de limpeza de um espaço público da cidade, o Parque Urbano Ribeirinho AQUAPOLIS, na margem norte do rio Tejo, do qual faz parte uma zona de lazer, um jardim e um parque infantil.

    Esta será uma das diversas actividades a realizar pela escola, que pretende integrar os valores inerentes ao desenvolvimento sustentável em todos os aspectos da aprendizagem para incentivar mudanças de comportamento, o que contribuirá para uma sociedade mais justa para todos.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/greenteam-aquapolis
  • Hastear da bandeira Eco-Escola e Actividades experimentais+

    Grupo Eco-escola e Clube da Ciência da Escola Básica 2, 3 de Nun'Álvares. Seixal | 8 Outubro 2010 - 10:30am - 11:30am

    - Hastear da badeira eco-escola 2009 / 2010
    - Apresentação de algumas actividades ligadas ao ensino experimental e à divulgação da problemática ambiental.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/hastear-da-bandeira-eco-escola-e-actividades-experimentais
  • Horta na Escola de Ribamar+

    Escola de Ribamar. Lourinhã | 8 Outubro 2010 - 2:30pm - 4:00pm

    Preparação de uma horta biológica na escola.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/horta-na-escola-de-ribamar
  • Imagine all 7.(10.10.10)3 people saving one bag per day!+

    Instituto dos Pupilos do Exército. Lisboa | 8 Outubro 2010 - 8:00am - 8:00pm

    A actividade tem essencialmente dois momentos:
    1º) Elaboração de um cartaz intitulado "Imagine Post it Eco" (as iniciais coincidem com as do nome do Instituto dos Pupilos do Exército): todos os alunos são convidados a colocar no cartaz uma mensagem Eco (utilizando papel ou outros materiais reutilizados) e a descobrirem o mistério oculto no cartaz, que se esconde numa frase de sensibilização escrita em Braile com tampas de garrafas de água.
    2º) Intitulada "No bags, thanks!", a segunda actividade consiste em reutilizar pequenas embalagens (de remédios ou cosméticos, por ex.) para fazer caixinhas para guardar 1 ou 2 sacos de plástico - para colocar dentro da mala ou para servir de porta-chaves, que após personalizadas pelos alunos serão por eles oferecidas. Assim, poder-se-ã evitar receber um saco sempre que se adquire algo, permitindo uma poupança de 1 saco por pessoa, por dia. Nas caixinhas os alunos colocarão uma mensagem de sensibilização e um pedido para que a pessoa que recebe a caixinha faça outras 2 caixinhas e as ofereça a pessoas distintas, dando continuidade à actividade extra-muros. Se houver uma poupança de um saco por pessoa, em 1 ano temos 365 sacos poupados por pessoa e se multiplicarmos pelos cerca de 7.(10.10.10)3 habitantes do nosso planeta... mas tal poupança só é possível com o aparente pequeno contributo de cada uma de nós.

    Website do evento: http://www.pupilos.eu/

    Saber mais: http://www.350.org/pt/imagine-all-7101010-people-saving-one-bag-day
  • Investir no Futuro Ambiental+

    Escola Básica 2, 3 ciclos Damião de Odemira | 8 Outubro 2010 - 10:15am - 5:15pm

    - Celebração da galardão Eco-Escolas - Bandeira Verde 2010;

    - Sensibilização para a Educação Ambiental com visionamento de filmes na Biblioteca escolar e incentivo à leitura de livros relativos a problemas ambientais;

    - Exposição de um painel sobre a Celebração do Dia 10-10-10 com incentivo à celebração familiar através de um almoço ou piquenique amigo do ambiente;

    - Divulgação/sensibilização da "Biblioteca Verde" com troca de manuais, livros ou outro material didáctico (cds, dvds, etc) entre pares ou oferta à Biblioteca escolar;

    Saber mais: http://www.350.org/pt/investir-no-futuro-ambiental
  • Juntos pelo Mundo+

    Escola Básica Integrada/JI Do Couço | 10 Outubro 2010 - 11:00am - 11:30am

    - Apresentação de video clips no átrio da escola com acesso a toda a comunidade.
    - Distribuição de panfletos apelativos à recolha de resíduos.
    - Colocação no ecoponto dos resíduos trazidos pelos alunos.
    - Limpeza dos espaços exteriores da escola.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/juntos-pelo-mundo
  • Keeping cork stoppers out of garbage! / Traz rolhas de cortiça para a Escola!+

    Escola E. B. 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz. Avanca | 10 October 2010 (All day)

    The Eco-School E.B. 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, from Avanca, Portugal, is engaged in raising the awareness of the need to adopt more environmentally friendly behaviours.
    Teachers and students from 5ºA, 6ºB and those who are members of the Eco-School Club decide to join Green Cork , a truly pioneering Project of Quercus and Corticeira Amorim. Green Cork is a programme for recycling cork stoppers that pretends to be a conservationist effort to guarantee the survival of hundreds of thousands of cork trees throughout the Mediterranean Basin, a natural and renewable resource that plays a key role in CO2 retention, in preserving biodiversity and in combating desertification.
    The cork stoppers that students brought to the school will be traded for new trees. With the planting of those trees , our Eco-School 'll contribute for Portugal's indigenous forest preservation.
    A high level of participation in the project is expected during the next days: bring cork stoppers to school!

    A Eco-Escola E. B. 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca apoia e estimula a comunidade educativa a participar em programas que visem a Conservação da Natureza, incentivando a adopção de comportamentos mais amigos do ambiente.
    O 6º B aderiu ao Green Cork e promoveu o projecto junto da comunidade escolar .O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa "CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE", que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber. Os alunos e professores do 5º A e os membros do Clube Eco-escolas associaram-se ao 6ºB, e estão a trazer rolhas de cortiça para a Escola, rolhas essas que serão posteriormente trocadas por árvores que serão plantadas, numa tentativa de preservar a floresta autóctone.
    Porque é necessário reduzir o lixo produzido, apostando na reciclagem, e preservar a floresta, esperamos pela contribuição de todos os que quiserem trazer as rolhas …à escola!

    Saber mais: http://www.350.org/en/keeping-cork-stoppers-out-garbage-traz-rolhas-de-corti-para-escola
  • Menos guardanapos mais árvores+

    Jardim de Infância de Corticeiro de Cima. Cantanhede | 11 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Objectivo da acção: sensibilizar as crianças e suas famílias para a preservação de recursos

    Plano de acção: trocar os guardanapos de papel que as crianças habitualmente usam para trazer o pão do lanche embrulhado por sacos de pano reutilizáveis feitos a partir de restos de tecido.

    Intervinientes: Crianças que frequentam o Jardim de infância (15)
    Educadora de infância e assistentes operacionais
    Pais

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/23406
  • Mosqueteiros do ambiente+

    Colégio Salesiano de Poiares | 11 Outubro 2010 - 8:30am - 5:30pm

    Sensibilização para a poupança de água e de energia;
    Brigadas de verificação das lâmpadas, computadores, etc...
    Escola desportiva: movimentar é o que está a dar...
    Passeio pedreste...
    Recolha/filmagem de algumas acções ambientalistas nos nossos alunos e na nossa escola;
    Início/lançamento da campanha de recolha de embalagens tetrapack para a construção da árvore de Natal;
    Início dos trabalhos de requalificação das estufas da escola.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/mosqueteiros-do-ambiente
  • Não sejas cromo... cola o autocolante!!+

    Escola EBI Santa Maria. Beja | 11 Outubro 2010 - 10:05am - 5:00pm

    Os alunos elaboraram autocolantes sobre a poupança de água e energia que vão colocar em locais de destaque, como torneiras, interruptores, ...

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/24988
  • No dia 10:10:10 no amarelo vou depositar+

    Escola EB2,3 João Franco. Fundão | 8 Outubro 2010 - 8:00am - 12:00pm

    A comunidade escolar deverá trazer resíduos para serem depositados no ecoponto amarelo (embalagens de plástico/ metais), em troca, por cada saco cheio de resíduos, receberão uma oferta relacionada com o tema.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/22536
  • O ambiente combate a pobreza e a exclusão social+

    Escola Secundária com 3º ciclo de Gama Barros. Cacém | 10 Outubro 2010 - 7:45am - 3:00pm

    No dia 6 de Outubro de 2010, na escola iremos desenvolver várias actividades com o objectivo de minimizar o problema da pobreza e exclusão social tão marcante na nossa escola (localizada no suburbio da cidade de Lisboa, em Portugal). As actividades serão as seguintes:
    Breakfast (pequeno almoço) Solidário
    Entrega Solidária (cartão e papel para reciclagem e para receita para a solidariedade na escola)
    Mural (frases solidárias)
    Exposição “Alterações Climáticas e Pobreza”
    Mostra de Vídeo Solidário
    Trocasti Solidário (troca de 1 lâmpada incandescente por 4 economizadoras)
    Apresentação “Xadrez na Escola” (com peças gigantes)
    Pic-nic (almoço) Solidário
    Cordão Humano Solidário
    Oferta da Eco-Lojinha de Solidariedade (legumes e lacticínios) e dos Projectos Estufa e Espaços (kits para semear plantas aromáticas)
    “Inauguração” de um compostor (para produção de fertilizante a partir de resíduos orgânicos)
    Actuação artística (dança, Cantigas)

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/22912
  • OBJECTIVO:350+

    Maia | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Coreografia realizada por alunos de 4 turmas, formando o número 350. Elaboração de cartazes informativos, com recurso a materiais reutilizados.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/objectivo350
  • Olhe pelo ambiente, porque ele olha por si!+

    Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos. Caniçal - Machico | 8 Outubro 2010 - 10:00am - 5:00pm

    No sentido de sensibilizar a Comunidade Educativa para a importância da temática da protecção ambiental, serão desenvolvidas algumas actividades neste âmbito. Assim, será utilizada uma imagem apelativa relativa à conservação do ambiente (como screensaver e wallpaper), a colocar nos computadores da escola. No site da escola serão ainda publicados vídeos, uma música, a par de uma hiperligação alusiva à campanha mundial "10:10:10 – A Global Day of Doing".
    Esperamos, certamente, que a dinamização desta actividade seja uma mais valia no reforço da consciência ambiental dos cidadãos, de forma a que a "pegada ecológica" se torne ainda maior.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/olhe-pelo-ambiente-porque-ele-olha-por-si-1
  • OS 10 MANDAMENTOS DO AMBIENTE+

    Escola Básica e Secundária da Calheta. São Jorge| 8 Outubro 2010 - 8:30am - 5:00pm

    OS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR SÃO CONVIDADOS A ESCREVER A SUA FRASE SOBRE O AMBIENTE NUM PAINEL QUE ESTARÁ DISPONÍVEL NO POLIVALENTE DA ESCOLA.
    SERÃO ESCOLHIDAS AS DEZ MELHORES FRASES QUE INTEGRARÃO OS 10 MANDAMENTOS DO AMBIENTE DA ESCOLA.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/os-10-mandamentos-do-ambiente
  • Pegada energética+

    Escola EPATV. Vila Verde | 8 Outubro 2010 - 10:10am - 2:10pm

    Será realizada uma acção de sensibilização que consiste no cálculo da pegada energética de cada um de nós. O cálculo baseia-se nas respostas de um inquérito e a cor (encarnado, amarelo ou verde) correspondente da pegada será entregue ao participante. A actividade está aberta ao público em geral. Será realizada no dia 8 de Outubro durante a manhã.

    Organizador do evento: www.epatv.pt

    Saber mais: http://www.350.org/pt/pegada-energ-tica
  • Pintar a serra com vida+

    CAO Câmara de Lobos. Câmara de Lobos | 8 Outubro 2010 - 4:00pm

    Montagem de uma instalação com árvores que posteriormente serão usadas para a reflorestação da área ardida na Madeira.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/24873
  • Plantação de árvores no logradouro da escola+

    Escola EB1 De Vila Real Nº6 | 10 Outubro 2010 - 10:10am - 11:55am

    No último ano secaram algumas árvores do recreio devido às obras de requalificação do edifício, por isso queremos plantar outras no seu lugar para continuarmos a ter ar puro e sombra para brincar no verão.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/planta-o-de-rvores-no-logradouro-da-escola
  • Plantação de carvalhos (Brigada Verde)+

    Escola Secundária Santa Maria. Sintra | 10 October 2010 (All day)

    Esta acção consiste na ajuda para a redução de GEE (gases para o efeito de estufa), com a plantação de Carvalhos na Serra de Sintra.
    O que pretendemos fazer é a recolha de bolotas (aquelas que se encontram na melhor época de plantação) para a junção em bolas em barro, com o objectivo de criar uma grande quantidade, e mais tarde, podermos ir à Serra de Sintra atirar as bolas para que futuramente possam originar Carvalhos. Para esta actividade, vamos acompanhados de orientadores do Parque Natural de Sintra-Cascais, o coordenador do projecto Eco-Escola na ESSM e outros membros da comunidade escolar.
    Assim pretendemos ajudar o planeta, plantando árvores, que tanta falta fazem.

    Organização do evento: Nós somos os GTR, (Green Teen Revolution) um grupo de Área de Projecto da Escola Secundária Santa Maria (Sintra) que decidiu dar continuidade ao projecto eco-escolas desenvolvido pela ABAE. Quisemos participar nesta actividade pois achamos extremamente útil e algo que toda a gente deveria fazer, não apenas pelo dia 10 de Outubro de 2010 mas todos os dias, tendo acções sustentáveis e responsáveis visando diminuir os impactos das alterações climáticas. Já temos um blog que se encontra em construção, onde iremos publicar tudo aquilo que acharmos importante sobre o desenvolvimento do nosso projecto. Agradecemos desde já a contribuição de quem quiser em futuros projectos ou actividades. Mail: eco.essm@gmail.com Blog: www.eco-essm.blogspot.com

    Saber mais: http://www.350.org/en/planta-o-de-carvalhos
  • Plantar é Viver+

    Escola Básica de Canidelo. Vila Nova de Gaia | 8 Outubro 2010 (Todo o dia)

    A Escola irá mobilizar todas as turmas para a plantação de árvores, dentro do recinto escolar, de forma a criar hábitos/comportamentos de respeito e cuidado pelo meio ambiente.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/plantar-viver
  • Poupança de água+

    Válega-Ovar | 8 Outubro 2010 - 8:30am - 12:40pm

    Grande campanha e divulgação de "como poupar água" com alunos activamente participantes e integrados no Projecto Eco escolas com planfletos e mensagens em vários locais da escola e também com a participação de todas as professoras nas aulas de Ciências da Natureza e Ciências Naturais durante toda a semana de 4 a 8 de Outubro.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/poupan-de-gua
  • Produzir autocolante+

    Agrupamento de Escolas de Sobreira. Paredes | 11 Outubro 2010 - 8:30am

    Os alunos das diferentes turmas, irão produzir autocolantes com frases originais, apelando ao correcto consumo de energia eléctrica.

    Organizador do evento: Eco-clube da Escola https://sites.google.com/a/agsobreira.org/eco-escolas-sobreira/system/app/pages/sitemap/hierarchy

    Saber mais: http://www.350.org/pt/produzir-autocolante
  • Produzir autocolantes e re-utilização de livros em 2ª mão+

    Santo Tirso | 8 Outubro 2010 - 10:30am

    Produzir autocolantes - criar autocolantes com frases originais a pedir para poupar luz e água. Colemos junto às torneiras, interruptores de luz, computadores e tomadas da escola.

    Re-utilização de livros em 2ª mão - recolha de livros em segunda mão.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/produzir-autocolantes-e-re-utiliza-o-de-livros-em-2-m-o
  • Proteger os animais+

    Torres Vedras | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Durante a respectiva semana, irá decorrer uma campanha de sensibilização para a protecção dos animais, mais concretamente apadrinhar um animal do jardim zoológico de Lisboa. Desta forma, os alunos poderão adquirir uma t-shirt de forma a contribuir para a nossa causa. O animal será o PANDA VERMELHO já que está em vias de extinção.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/proteger-os-animais
  • RAP sobre a separação dos resíduos+

    Escola E,B 2 e 3 de Celeirós. Braga | 8 Outubro 2010 - 10:00am - 11:00am

    • Sensibilização dos alunos em Área de Projecto para a temática do "Lixo na Escola".
    • Elaboração de frases e slogans sobre esta temática.
    • Colocação das referidas frases em locais estratégicos na escola.
    • No dia 8 de Outubro haverá uma pausa no horário escolar, onde os alunos poderão dançar uma música RAP com estas frases, enfatizando mais uma vez a problemática dos resíduos.
    • Separação dos resíduos da cantina no compostor e utilização do composto na horta da escola.
    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/23486
  • Reciclar está a dar+

    Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor | 11 Outubro 2010 - 11:00am

    Em conjunto com os alunos serão reaproveitados pacotes de leite que tranformar-se-ão em suportes para lápis. Posteriormente serão dados para a comunidade escolar, com o intuito de se fomentar uma cosnciências mais ecológica.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/reciclar-est-dar
  • Recolha de lixo de um dia na Escola Secundária de Rio Tinto+

    Escola Secundária de Rio Tinto | 8 Outubro 2010 - 9:00am

    Recolha do próprio lixo realizado, ao longo do dia 08-10-2010, pelos alunos do Curso Profissional de Gestão Ambiental da Escola Secundária de Rio Tinto - Gondomar, com o objectivo de contabilizar o seu próprio lixo e haver uma consciencialização ambiental. A mesma acção será realizada no final do ano lectivo 2010-2011 e irá ser feita uma reflexão final sobre a prevenção na formação de lixo.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/recolha-de-lixo-de-um-dia-na-escola-secund-ria-de-rio-tinto
  • Recolha de óleos alimentares usados na comunidade+

    EB1/JI de Constância. Constância | 10 Outubro 2010 - 10:30am - 12:15pm

    Alunos e professores da EB1/JI de Constância no dia 10 de Outubro; no período da manhã irão por zonas, na povoação de Constância,batendo de porta em porta com garrafões de água de 5 litros vazios pedir que cada família visitada contribua com 1 litro de óleo alimentar usado para a AMI ( Assistencia Medica Internacional) para a transformação em biodiesel, ajudando a diminuir assim a emissão de CO2 para a atmosfera e tornar o ambiente mais limpo, resultando simultaneamente que o donativo apurado por litro dessa transação resultará para fins humanitários: ex. ajudar a combater a exclusão social em Portugal...

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/23554
  • Recolha de óleos domésticos+

    Fenais da Luz | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Irá realizar-se uma recolha de óleos domésticos produzidos pelas famílias dos alunos da escola. Irá fazer-se um panfleto de sensibilização alertando para a importância da recolha desses óleos. Assim, a parceria com as famílias dos alunos será uma mais valia para a melhoria do ambiente.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/23154
  • Recolha de roupas, calçado e brinquedos+

    Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos D. Pedro I | 8 Outubro 2010 - 8:30am - 5:30pm

    Foi pedido aos elementos da comunidade educativa que trouxessem roupas, calçado e brinquedos, que já não usassem, mas que ainda se encontrassem em perfeitas condições para serem depois encaminhados para as famílias carenciadas dos alunos do nosso agrupamento.

    Nota: Esta acção decorrerá durante todo o ano lectivo por decisão da turma do 7º E, que foi quem a propôs.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/recolha-de-roupas-cal-ado-e-brinquedos
  • Refeições amigas do ambiente+

    Externato Adventista Do Funchal. Funchal | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    No decorrer da semana de 4 a 9 de Outubro, como já é hábito na nossa escola, serão servidas refeições ovo-lacto-vegetarianas. Aproveitaremos para explicar os benefícios da exclusão da carne na nossa alimentação e quais os substitutos da mesma. Serão também explicados às crianças os objectivos da celebração do dia 10:10:10.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/24009
  • Saco do Lanche+

    Escola 1ºciclo Professora Maria Costa. Odivelas | 8 Outubro 2010 - 1:30am - 3:30am

    Substituir os sacos plasticos do lanche por sacos de pano.
    1º ano irá colar bocadinhos de tecido fazendo o seu NOME e a palavra LANCHE.
    Os reatantes anos irão bordar com desperdicios de lã o seu NOME e a palavra LANCHE.
    A actividade será iniciada na escola e finalizada em casa, tendo como objectivo a participação dos encarregados de educaçao/pais.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/saco-do-lanche
  • Semear árvores autóctones+

    Escola Básica 2/3 Bernardino Machado Joane - Vila Nova de Famalicão | 10 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Segunda-feira, dia 4 de Outubro os alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico da Escola Básica 2/3 Bernardino Machado em Joane, são sensibilizados e convidados a trazer de casa uma bolota (Quercus Pyrenaica), um punhado de terra, uma garrafa de 1,5 litros cortada ao meio e uma etiqueta em papel onde consta o nome da escola, o nome do aluno, ano e turma para a efeméride.
    No dia 7 de Outubro (quinta-feira) em cada bloco de aulas, 3 turmas saem mais cedo da última aula desse bloco e com o professor, dirigem-se ao campo de jogos para semear o carvalho na embalagem plástica para germinar. Esta, ficará na Horta Pedagógica e cada aluno irá acompanhar o processo durante a germinação, mantendo a terra húmida até formação do caule.
    Os proprietários de florestas locais que arderam durante o Verão findo, irão ser contactados através da Junta de Freguesia para a possibilidade de plantarmos as árvores aquando da Comemoração do Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro). Caso não seja possível devido à espécie, serão entregues à Quercus no dia da Comemoração em acto simbólico para reflorestação de áreas ardidas.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/22981
  • Sementeira de sementes da época+

    Escola EB1 de Pardela S. Martinho de Bougado. Trofa | 8 Outubro 2010 - 10:00am - 12:30pm

    A Escola EB1 de Pardela S. Martinho de Bougado - Trofa para comemorar o dia 10:10:10 irá realizar a seguinte actividade:
    Semear em vasos sementes da época (pinheiro manso, ervilhas, favas, couves...).

    A Escola optou por esta actividade, devido a estarmos em instalações provisórias e, por conseguinte, não existirem espaços de jardim.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/sementeira-de-sementes-da-poca
  • Sensibilização da população escolar para a redução do consumo de água e energia+

    Escola Básica de Vila das Aves | 8 Outubro 2010 (Todo o dia)

    Produção de avisos para poupança de energia e água. Os avisos serão colocados pelos alunos em diversos locais da escola, junto a torneiras, interruptores e monitores de computador. Desta forma, pretende-se sensibilizar a população escolar para a redução do consumo de água e energia.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/ecoescolaaves
  • Sensibilzação à comunidade das acções realizadas no Jardim de Infância para preservação do Ambiente+

    Torres Vedras | 8 Outubro 2010 - 11:00am - 12:00pm

    Elaboração e distriuição a população de um fluiyer, com a participação das crianças do J.I. tendo em vista sensibilização da comunidade, para a importância da preservação do Planeta.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/sensibilza-o-comunidade-das-ac-es-realizadas-no-jardim-de-inf-ncia-para-preserva-o-do-ambiente
  • SOS Planeta Terra+

    Escola Básica Dr. Abranches Ferrão. Seia | 10 Outubro 2010 - 9:00am - 4:00pm

    Sensibilizar a comunidade escolar e envolvente para os problemas ambientais.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/sos-planeta-terra
  • there will be 4 different actions+

    Agrupamento de escolas de Mundão. Viseu | 10 October 2010 (All day)

    1. Use a car park place of the school, and during the week before 10:10:10, transform it into something more pleasant, as a mini-garden.

    2.Students will use a T-shirt saying 10:10:10. They will walk in groups of 10 during the intervals.

    3. In geography lessons students will write the 10 commandments of the environment to be published in school

    4. There will be a simulation of a demonstration against pollution and for the reduction of CO2 emissions into the environment.

    Website do evento: http://clubesa.blogspot.com

    Saber mais: http://www.350.org/en/there-will-be-4-different-actions
  • Trocas e Baldrocas+

    Escola 2,3/S de Alcains | 10 Outubro 2010 - 8:30am - 1:30pm

    A comunidade escolar foi convidada a trazer roupas e/ou livros usados.
    Primeiro serão dadas senhas a cada participante em troca da entrega dos materiais.
    Depois cada participante poderá trocar as suas senhas por outros produtos (roupas/livros).
    Se houver sobras de materiais serão doadas a instituições de solidariedade social.
    A acção decorrerá no dia 6 de Outubro, durante a manhã.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/23504
  • Uma Escola + Verde+

    Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Vale de Milhaços. Corroios | 8 Outubro 2010 - 8:25am - 6:35pm

    Como o dia 10:10:10 é um Domingo, entre dia 4 e dia 8 de Outubro a nossa escola irá promover várias acções “ amigas do ambiente”, nomeadamente:

    - plantação de duas árvores no espaço exterior;
    - oferta de pequenas plantas à escola com a intenção de reduzir as emissões de CO2 e tornar a nossa escola + verde;
    - oferta de peixes para o aquário comunitário da Biblioteca Escolar (água quente) para permitir um maior contacto com a natureza e aliviar o stress diário.

    Contamos com participação de todos os elementos da comunidade educativa.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/22788
  • Vais PAGAR!!!+

    EB 2,3 de São Bernardo | 11 Outubro 2010 - 8:30am - 10:00am

    «É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve.»
    Victor Hugo
    Acção de sensibilização da comunidade educativa para a necessidade dos cuidados ambientais.

    1. Distribuição de frases, sobre o ambiente, aos adultos (EE, Professores, Funcionários...).
    2. Leitura de uma frase em cada turma no dia 11 de Outubro pelas 8h30m.
    3. Analise e discussão no Clube Eco-Escola dos Feedbacks que cada aluno obteve em casa.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/node/23434
  • Vamos Preservar o Ambiente+

    Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja em Odivelas, EB1/JI Porto Pinheiro, EB1/JI nº7 de Odivelas e Jardim de Infância da Arroja. Odivelas | 8 Outubro 2010 - 9:00am - 12:00pm

    Esta acção decorrerá em 3 escolas do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja em Odivelas, EB1/JI Porto Pinheiro, EB1/JI nº7 de Odivelas e Jardim de Infância da Arroja e consistirá no seguinte:

    Actividade 1 - Criação de uma secção verde de livros reutilizáveis na biblioteca/salas de aula das escolas.

    Actividade 2 - Debate nas turmas e elaboração de um cartaz por turma sobre a preservação do Ambiente. Exposição dos cartazes à comunidade escolar, no átrio das escolas.

    Saber mais: http://www.350.org/pt/vamos-preservar-o-ambiente
Associação Bandeira Azul da Europa